Edições DGPC

Consulte aqui os vários títulos publicados pela Direção-Geral do Património Cultural na área do Património Imaterial, em formato livro ou audiovisual. Nesta secção disponibilizam-se também edições eletrónicas, produzidas pela DGPC ou publicadas em colaboração com outras entidades, para promoção do acesso livre a instrumentos de referência no âmbito do estudo, documentação e valorização do Património Cultural Imaterial. Para edições electrónicas destinadas ao público juvenil, consultar a "Área Jovens" do MatrizPCI.

Bibliografia Analítica de Etnografia Portuguesa. (3,2 MB)


Da autoria de Benjamim Pereira, constitui simultaneamente uma obra de referência na Antropologia Portuguesa e um recurso técnico e científico de fundamental importância para a identificação e a documentação do Património Cultural Imaterial em Portugal.
Encontrando-se esgotada a sua edição original (1965), a sua amplitude – temática, geográfica e temporal – impunha desde há muito a reedição desta obra, bem como a sua ampla e livre disponibilização às muitas entidades empenhadas na salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Composta como fac-simile da edição original, a presente edição eletrónica, coordenada e executada pelo DPI/IMC, conta com Prefácio de João Leal (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), no qual dá conta da importância que a “Bibliografia Analítica” tem assumido para sucessivas gerações de estudiosos do Património Cultural Imaterial em Portugal.

Ficha Técnica:

Autor: Benjamim Pereira.
Prefácio: João Leal.
N.º de pág.: 696 [8+XVI+672].
Edição: Instituto dos Museus e da Conservação, 2009.
ISBN: 978-972-776-401-3.





MatrizPCI - Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial - Manual de utilização (5,8 MB)


Precursora a nível nacional na desmaterialização de procedimentos de proteção legal do património cultural, esta base de dados é de acesso gratuito e universal, e permite a inventariação de património imaterial com recurso exclusivo às tecnologias da informação, potenciando a participação alargada das comunidades, grupos e indivíduos no processo de patrimonialização deste “património vivo”.
Este Manual, edição eletrónica de descarga gratuita a partir da página de internet da DGPC, tem como objetivo fundamental apoiar as entidades, públicas e privadas, envolvidas em processos de salvaguarda de património imaterial.

A concretização desta edição, elaborada pela DGPC no âmbito do seu papel normativo e de difusão de boas práticas para a área do património imaterial, articula-se com outra das suas linhas de trabalho estruturais para esta mesma área, a da capacitação técnica para a salvaguarda do PCI em Portugal, com expressão, por um lado, no apoio técnico prestado em permanência a inúmeras entidades, nomeadamente municípios, museus e ONGs, e, por outro, nas suas ações de formação para a salvaguarda do PCI, quer presenciais, quer em regime de ensino à distância.


Museus e Património Imaterial: agentes, fronteiras, identidades. (11,7 MB)


Esta obra coletiva constitui as atas do Ciclo de Colóquios homónimo, realizado pelo DPI/IMC entre fevereiro e novembro de 2008, iniciativa que constituiu a primeira expressão do trabalho que o IMC tem vindo a desenvolver, desde 2007, enquanto entidade de referência a nível nacional para a salvaguarda do PCI em Portugal. Reunindo 35 textos apresentados naquele Ciclo de Colóquios, a obra organiza-se em torno de seis grandes temas, para cuja problematização foi convocada a colaboração de entidades diversificadas, com particular expressão para os Museus, Universidades e Centros de Investigação, bem como profissionais de quadrantes muito variados no âmbito da Museologia, do Património e das Ciências Sociais. A publicação, bem como o projeto que lhe está na origem, é expressão da estratégia de valorização do papel que os Museus assumem no processo de salvaguarda do PCI, designadamente enquanto agentes por excelência na abordagem e documentação integrada do património material e imaterial. Identificação de boas práticas, reflexão e debate sobre as questões de maior complexidade inerentes ao processo de salvaguarda do PCI em Portugal: eis os objetivos essenciais subjacentes à concretização deste projeto, aqui divulgados sob a forma de livro, resultado de edição conjunta entre o Instituto dos Museus e da Conservação e a Softlimits.

Ficha Técnica:

Autores: Amélia Frazão-Moreira, Andrea Laforet, Catarina Alves Costa, Catarina Mourão, Clara Bertrand Cabral, Clara Frayão Camacho, Clara Saraiva, Cláudia Jorge Freire, Darlinda Moreira, Fátima Sabino, Fátima Veríssimo, Fernando Oliveira Baptista, Filipe Reis, Graça Filipe, Jean-Yves Durand, João Leal, João Martins Claro, Joaquim Pais de Brito, José Carlos Alvarez, Laura Scheidecker Domingues, Madalena Braz Teixeira, Maria Cardeira da Silva, Maria da Conceição Lopes Casanova, Maria Helena Trindade, Maria João Lança, Marta C. Lourenço, Miguel Rego, Miguel Vale de Almeida, Paula Godinho, Paulo Ferreira da Costa, Paulo Lima, Paulo M. Ramos, Paulo Raposo, Rogério Abreu, Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Teresa Fradique.
Coordenação: Paulo Ferreira da Costa.
N.º de pág.: 400.
Edição: Instituto dos Museus e da Conservação e Softlimits, S.A., 2009.
ISBN: 978-972-776-400-6.





Políticas Públicas para o Património Imaterial na Europa do Sul (2,2 MB)


Realizada no âmbito de candidatura aprovada pelo Programa Ibermuseus, esta edição conta com textos dos seguintes autores: Chérif Khaznadar ; Chiara Bortolotto, Cyril Isnart, João Leal, Jorge A. Paulus Bruno, José Luis Mingote Calderón, María Pía Timón Tiemblo, Paulo Ferreira da Costa, Sylvie Grenet

Organizado conjuntamente pela DGPC e pelo CIDEHUS, e realizado em Lisboa em novembro de 2012, este Colóquio teve como objetivo principal a reflexão sobre os processos de desenho de políticas públicas na Europa do Sul para fins da implementação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO). Confrontando as principais estratégias desenvolvidas em Portugal, Espanha, França e Itália, o Colóquio deu a conhecer os papéis aí reservados aos detentores do PCI e às organizações nos processos de identificação e salvaguarda do PCI. Uma das principais linhas do Colóquio consistiu igualmente na reflexão sobre o envolvimento da Antropologia na implementação daquelas políticas e estratégias, identificando as oportunidades, os resultados e, também, as dificuldades daí decorrentes, tendo em conta o papel desempenhado por esta disciplina no estudo dos factos de cultura atualmente objetificados como «PCI».


Por detrás da Máscara: ensaio de antropologia da performance sobre os Caretos de Podence. (4,4 MB)


Trata-se de um ensaio resultante de um longo trabalho de investigação e do qual resulta o conhecimento aprofundado dos “Caretos” de Podence, Macedo de Cavaleiros. Inspirado pela obra Máscaras Portuguesas, de Benjamim Pereira (1973), o Autor lança o seu olhar sobre o que o Carnaval daquela aldeia do Nordeste Trasmontano evidencia simultaneamente de tradição e modernidade. Neste estudo, resultado de trabalho de terreno desenvolvido desde 1998, Paulo Raposo reflete sobre os processos de revivificação ou reinvenção das culturas populares no mundo pós-rural português, e que com frequência se traduzem em formas de patrimonialização, turistificação ou mercantilização.

Ficha Técnica:

Autor: Paulo Raposo.
Edição: Instituto dos Museus e da Conservação, 2011.
ISBN n.º: 978-972-776-428-0.





Rituais de Inverno com Máscaras. (1 MB)


Este Filme, realizado por Catarina Alves Costa e Catarina Mourão, assume um papel de particular importância enquanto título inaugural da Coleção de DVD's “Arquivos do Imaterial”, desde logo pelo seu objeto, inscrito no tempo longo da cultura popular trasmontana e caracterizado por uma vitalidade social particularmente expressiva, não obstante as mudanças profundas que ali tiveram lugar nas últimas décadas. O Filme integra-se num amplo projeto de estudo daquelas festividades tradicionais, coordenado por Benjamim Pereira, e suscitado pela realização da Exposição “Rituais de inverno com Máscaras” no Museu do Abade de Baçal (Bragança). Constituindo um dos documentos integrantes desta, o Filme é também um importante complemento do seu Catálogo, resultado da colaboração de uma equipa de antropólogos que estudaram o fenómeno sob prismas diversificados.
Trata-se também de um projeto que constitui um exemplo da importância do olhar do museu sobre a região em que se insere e sobre a qual procura refletir, com recurso a equipas especializadas para o estudo do Património Cultural Imaterial. Finalmente, mas não menos importante, a presente edição foi concretizada no âmbito de uma parceria estabelecida com o IMC e a Região de Turismo do Nordeste Trasmontano.

Ficha Técnica:

Realização: Catarina Alves Costa e Catarina Mourão.
Orientação Científica: Benjamim Pereira.
Produção: Laranja Azul.
Duração: 45’40’’.
Edição: Instituto dos Museus e da Conservação, 2008.
Registo IGAC: 11130/08 | Cor | M/06.





Roteiro Bibliográfico de Etnografia da Região do Oeste. (2,6 MB)


Da autoria de Branca Rolão Moriés, esta obra constitui um importante instrumento para a identificação e a documentação do Património Cultural Imaterial no conjunto de municípios originalmente integrados na região do Oeste: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Integrando-se numa linha editorial do IMC vocacionada para ampla divulgação de obras dedicadas à sistematização do conhecimento do Património Imaterial em Portugal, e seguindo a metodologia da “Bibliografia Analítica de Etnografia Portuguesa” com que esta mesma linha editorial foi inaugurada, o presente Roteiro assume uma importância particular não apenas por se tratar de um levantamento documental de âmbito supramunicipal, mas também pelo caráter exemplar que assume enquanto metodologia de desejável replicação para regiões de âmbito congénere pelo que a sua amplitude de olhar permite revelar de afinidades e de especificidades.
Conscientes da importância deste trabalho, o Instituto dos Museus e da Conservação e a Comunidade Intermunicipal do Oeste concretizaram assim a presente edição Eletrónica, na certeza de que o amplo e livre acesso ao Roteiro Bibliográfico de Etnografia da Região do Oeste colherá o interesse dos muitos implicados na salvaguarda do Património Cultural Imaterial da região do Oeste.

Ficha Técnica:

Autor: Branca Rolão Moriés.
N.º de pág.: 308 [XII+296]
Edição: Comunidade Intermunicipal do Oeste / Instituto dos Museus e da Conservação, 2010
ISBN Eletrónico n.º: 978-972-776-402-0





Secretário de Estado da Cultura Direção-Geral do Património Cultural
Logo Por Lisboa Logo QREN Logo FEDER